(86) 98181-0078
Search
Close this search box.

Modalidades e armas: conheça mais sobre o tiro esportivo

Nesta matéria você conhecerá especificamente o tiro esportivo praticado com armas de fogo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Os esportes de tiro designam diferentes atividades que testam e aperfeiçoam habilidades de concentração, precisão, exatidão e velocidade de reação. Essas atividades incluem tiros de curto, médio e longo alcance, envolvendo objetos como dardos, facas, machados, flechas, lanças, entre outros. Nesta matéria você conhecerá especificamente o tiro esportivo praticado com armas de fogo.

(Foto: Reprodução/CTBB)

Tiro ao prato

Praticada com uma espingarda, essa modalidade pode ser disputada em diferentes provas, dentre elas: fossa olímpica, fossa double, skeet e trap americano. Em termos sintéticos, todas as provas dessa modalidade incluem lançamentos de pratos (alvos) que devem ser acertados pelos atiradores. Contudo, as condições dos lançamentos e dos tiros variam entre quantidade de tiros e pratos, tempo para o tiro e disposições dos atiradores no campo de disparos.

Tiro com pistola

Essa modalidade é disputada em quatro categorias: pistola de ar, alvo móvel, tiro rápido e pistola livre. Os alvos podem variar entre distâncias de 10, 25 e 50 metros em relação ao atirador. Como a pistola é uma arma curta, o disparo nas competições é permitido apenas com uma das mãos.

Tiro com carabina

Como essa modalidade é disputada com uma arma de cano longo, o atirador pode utilizar as duas mãos. A distância entre o atirador e o alvo nessa modalidade varia da posição do tiro: em pé ou deitado. Quando o tiro é realizado em pé as distâncias são de 10 ou 50 metros. Quando o tiro é realizado na posição deitada a distância é de 50 metros.

Alvo móvel

Nessa modalidade o atirador realiza 60 tiros com o intuito de acertar um alvo que se desloca em um espaço de 2 metros. No entanto, os tiros devem ser realizados em duas velocidades, de modo que ao tirador realize 30 tiros em velocidade lenta e 30 tiros em velocidade rápida para atingir o alvo.

Airsoft

Essa modalidade simula situações de combate e de guerra, podendo ser praticada ao ar livre ou em ambientes fechados. Assim, duas ou mais equipes participam da dinâmica com o intuito de atingir objetivos específicos, como capturar objetos, “assassinar” membros rivais ou outros. Nessa modalidade são usadas armas de pressão que disparam bolinhas plásticas. Vence a equipe que cumprir seu objetivo primeiro.

Paintball

Assim com o airsoft, o paintball é uma modalidade que simula situações de combate. No entanto, as bolinhas usadas como munição contém tinta em seu interior. Assim, ao atingir um membro adversário, a tinta se espalha, indicando que o participante deve sair da disputa.

Regras e armas

Como indicado acima, o tiro esportivo apresenta diferentes modalidades e provas, que são regidas por conjuntos de regras específicas. No entanto, há algumas regras básicas que orientam a prática. Sendo assim, veja a seguir as principais regras desse esporte e também os equipamentos utilizados para praticá-lo.

Regras básicas do esporte

O principal objetivo das provas de tiro esportivo é acertar o alvo com precisão na marca mais próxima de seu centro.

Os círculos dos alvos eletrônicos possuem dimensões variadas, conforme a distância da prova. Contudo, todos os alvos possuem 10 círculos com pontuação entre 1 a 10 pontos, no sentido do círculo da extremidade para o do centro do alvo.

Participam das disputas finais de 6 a 8 atiradores, com base na pontuação obtida nas fases eliminatórias das modalidades. Assim, a soma dos pontos obtidos no decorrer da competição define as colocações e o respectivo campeão da disputa.

Os atiradores devem respeitar as regras específicas das provas disputas, as quais incluem aspectos relacionados às distâncias em relação ao alvo, ao tipo de arma, à pegada permitida, à quantidade de tiros, ao tempo de duração, aos locais de realização e às posições do atirador.

Armas usadas no esporte

  • Revólver: é uma arma de cano curto definida como arma de defesa pelo manuseio facilitado quando comparada outros modelos. Ela possui, atrás do cano, um tambor giratório com perfurações que servem de câmara para os cartuchos. Essa câmara permite a realização de até 6 disparos sem necessidade de recarregar o revólver. Contudo, alguns modelos têm capacidade ampliada, comportando 9 e 20 cartuchos, por exemplo.
  • Pistola: é outra arma de cano curto, mas referida como arma de combate. Ela possui um carregador de cartuchos acoplado ao cabo e que possibilita a realização média de 19 disparos. Esse tipo de carregador possibilita que os cartuchos sejam recarregados sequencialmente após cada disparo (semiautomática). No entanto, alguns modelos devem ser manualmente recarregados após cada disparo.
  • Carabina: é um modelo de arma de cano longo que dispara balas de fuzil. Além disso, ela é uma arma de alma raiada, ou seja, que possui no interior de seu cano uma hélice responsável por imprimir no projétil um movimento de rotação que ajuda a estabilizá-lo durante a trajetória aérea.
  • Espingarda: diferentemente da carabina, a espingarda é uma arma de cano longo e alma lisa, ou seja, ela não possui o raiamento que auxilia na estabilização do projétil. Além disso, a espingarda dispara balotes e cartuchos. Por essas características, é uma arma com menor alcance em disparos e distância, bem como baixa penetração dos projéteis em comparação à carabina.

Vale ressaltar a respeito das armas utilizadas no tiro esportivo que aquelas de cano longo possibilitam maior alcance e precisão nos disparos, embora sejam menos eficientes na realização de tiros rápidos, em comparação às armas de cano curto.

Com informações do Todo Estudo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Deixe o seu comentário!

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre o uso de cookies.